Sobre a Dança do Ventre

A Dança do Ventre surgiu há muitos séculos atrás antes da Era Cristã no antigo Egito. Na ocasião era praticada nos templos de forma ritual, onde se faziam oferendas a sua deusa maior: Isis. Os pedidos

em geral eram relacionados a fertilidade e ter um bom parto.

O primeiro contato que o Ocidente teve com a Dança do Ventre é em 1798 com a invasão do Egito pelas tropas de Napoleão e dessa forma, devido ao ponto central do movimento ser a região abdominal e os quadris,

recebe a denominação ocidental de Danse du Ventre.

Nessa ocasião começa a perder seu caracter ritual, e ganha as ruas onde começa a se confundir com a dança praticada pelas gwazzes. Essas últimas, por intregarem as tribos nômades do deserto, são consideradas por muitos com sendo as ciganas do Egito.

A partir de 1831 com a Primira Guerra Egício- Otomana, elementos que fazem parte da cultura das odaliscas, mulheres que faziam parte de um núcleo social espécifico da palácio, são introduzidos: o punhal, o véu e a espada.

No final do século XIX surge Shooq,a primeira bailarina de dança do ventre.Infelizmente, sem registros sobre seu trabalho, o qual teria continuidade com sua discípula: a revolucionária Shafiqa Al Qibkiyya, a primeira mulher no Oriente proprietária de uma casa de shows.

Começava então a difusão prática dessa arte milenar